16/03/2011

Secretário municipal de Educação fala sobre sua pasta no Grande Expediente da 4ª Ordinária

Atendendo ao requerimento de convocação nº. 03/2011 esteve presente na 4ª sessão ordinária da Egrégia e Augusta Casa de Leis o Secretário Municipal de Educação o Professor Euripedes de Assis Peres.

O secretário entregou a cada vereador uma pasta com todas as informações sobre a realidade da educação no Município de Patrocínio, desde a educação infantil até a concessão de bolsas para a educação superior.

O secretário explicou que as bolsas de estudos não estão sendo distribuídas. Estão valendo 111 bolsas para o primeiro semestre de 2011 e a medida que o aluno conclui seu cursou ou o abandona a bolsa é extinta, exceto 30 bolsas que foram autorizadas pela prefeitura e pelo comissão de educação da Câmara em julho de 2010. Disse ainda, que ainda há uma dívida a ser paga a respeito das bolsas para a Funcecp.

Sobre a falta de professores na educação básica, Euripedes afirmou que após a reunião feita na Câmara onde apresentou o problema, recebeu autorização do departamento jurídico da Prefeitura, para contratar professores para as vagas abertas e não preenchidas pelo concurso público.

“Estamos agora sobre controle em nossas escolas” – desabafou. Porém, a secretaria ainda está impedida de contratar professores que foram demitidos da prefeitura, ainda há o risco das demissões.

Em um segundo relatório, entregue em pastas aos vereadores, o secretário apresentou as metas de cada escola até o ano de 2021 para que os próximos secretários e funcionários da secretaria deem continuidade ao trabalho desenvolvido e assim Patrocínio possa chegar ao que deseja o Governo Federal que é atingir a média 6 no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Assessoria CMP