28/09/2010

Segundo Major Dumont, número de homicídios de 2010 já superou o do ano passado

Major Dumont, o Comandante do 46º BPM de Patrocínio foi entrevistado desta terça-feira (28.set) do Jornal da Módulo FM. O tema da conversa, o número significativo de homicídios registrados na cidade neste ano, 22 assassinatos.

Ao reporter Jânio Luiz, o militar disse que, mesmo sabendo que o fenômeno ‘é um indicador mundial’, existe uma preocupação muito grande por parte da Polícia Militar.

‘Este ano nós já superamos o ano passado em número de homicídios então fica a preocupação. Nós estamos desenvolvendo várias estratégias tentando minimizar isso daí mas se você for analisar outras cidades do porte de Patrocínio você vê que a situação não é alarmante.’ – comentou.

‘Nós estamos tentando identificar e nos antecipar aos fatos, mas é difícil. Por exemplo, esse penúltimo homicídio onde uma senhora, no seio de sua residência, se desentendeu com o marido, o esfaqueou e ele veio a óbito… É praticamente impossível detectar essa situação, pois envolve a questão social e a questão familiar, que é difícil de ser contida pela PM.’ – observou o Major.

Segundo ele, a PM tem um estudo apontando que 50% dos homicídios registrados este ano em Patrocínio tiveram como pano de fundo o consumo/tráfico de drogas, “Outra coisa importante de se avaliar é com relação às vítimas. Nós temos um percentual muito grande de pessoas que não são de Patrocínio, não têm uma identidade com a cidade. Gente que vem de fora e que acaba praticando o delito aqui.”

Neste ano foram registrados em Patrocínio 22 homicídios. Nossa outrora pacata cidade do Alto Paranaíba registra atualmente a triste estatística de um homicídio a cada 13,5 dias. No último deles, um jovem de 25 anos foi assassinado com 25 facadas num local próximo ao Bairro Enéas Aguiar. Segundo a PM, o crime pode ter sido motivado por acerto de contas com o tráfico de drogas.

CRONOLOGIA DOS HOMICÍDIOS EM PATROCÍNIO NO ANO DE 2010

27/01 – Zélio Teixeira de Oliveira, o ‘Cabelo’, de 45 anos, executado com 8 tiros no cruzamento das Ruas Cecília Maria da Cunha com Antônio José da Cunha, no Bairro Serra Negra.

26/02 – Nilmar José da Silva, 23 anos, mata a esposa e a filha a machadadas no distrito de Silvano e depois se suicida na cadeia municipal.

19/03 – João Paulo Ferreira da Conceição, 19 anos, executado com 6 tiros no cruzamento da Avenida Brasil com Rua Geraldo Cirino Ramos, no Bairro Serra Negra.

20/03 – José Edvaldo Lima, 29 anos, natural de Juazeiro do Norte, Ceará é executado com 3 tiros depois de participar de um programa sexual no Bairro Olímpio Nunes.

21/03 – Polícia encontra numa propriedade rural próxima ao Bairro Serra Negra o corpo de Benício Silva Botelho, 19 anos, com 7 perfurações de balas. Segundo a perícia ele estava morto há 3 dias.

23/03 – Joseildo Gomes Pereira, o ‘Prefeito’, 35 anos, natural de Jaboatão/Pernambuco é morto a tiros na porta de sua casa, em Silvano.

10/04 – Marcelo Correa Mendes, o “Caveira”, de 25 anos, foi morto com três tiros no peito quando estava no interior de sua casa na Rua Prosperidade, no Bairro Santo Antônio.

11/04 – Jeny Madalena de Almeida, 82 anos, foi encontrada por familiares em sua casa, no centro da cidade, com duas perfurações no peito provocadas por facadas.

26/04 – Rosilene Santos Silva, 29 anos, natural de Buritizeiro/MG, foi encontrada estrangulada em meio a um cafezal. A polícia suspeita de crime passional.

11/05 – Tainá Pereira Silva, 13 anos, foi encontrada morta nas proximidades do Bairro Manoel Nunes no sabado (15), com suspeita de ter sido abusada sexualmente.

17/05 – Valter Honorato Nascimento, o Valtinho, 52 anos, proprietário de um supermercado no Bairro São Benedito, reage a um assalto e é executado a tiros por um menor.

06/06 – Por motivos fúteis, Edith Ferreira dos Santos, 23 anos, mata com 10 golpes de canivete Rosane Stela Pessi, 33 anos, num bar do Bairro Serra Negra.

12/06 – Leandro Pedro da Cruz, o ‘Garçon’, se envolveu em uma briga no ‘Bar Harmonia’, no Bairro Serra Negra, durante a madrugada. Ele foi atingido por 3 disparos, não resistiu aos ferimentos e morreu na mesa de cirurgia da Santa Casa.

17/06 – A Polícia Civil informou que a morte de José Nato de Oliveira, 55 anos, registrada em fevereiro deste ano na Fazenda Córrego da Andorinha como suicídio foi, na verdade, um homicídio encomendado por uma garota de programa.

19/06 – Lucas Adriano Martins, 20 anos, caminhava pela Avenida Brasil, no Bairro Serra Negra, quando foi abordado por três indivíduos, que executaram a vítima com sete tiros a queima roupa.

26/06 – Um jovem aparentando entre 25 a 28 anos foi encontrado em chamas e com vários traumas na cabeça jogado nos trilhos da Ferrovia Centro Atlântica, no Bairro São Benedito.

18/07 – Airton Barboza, 42 anos, natural da cidade de Barboza Ferraz/PR, mata com uma facada no pescoço Crênio Dias Pereira, 34 anos. Segundo o assassino, a vítima teria tentando molestá-lo sexualmente, então, para se defender o matou.

29/07 – Um homem armado chegou até a residência de uma professora na Alameda das Caviúnas, sacou a arma e efetuou um disparo a queima-roupa contra Maria de Lourdes de Araújo, 42 anos. O assassino ainda atentou contra os dois filhos da vítima.

13/08 – O aposentado Messias Eustáquio de Oliveira, 64 anos, foi alvejado com um disparo de arma de fogo quando estava em sua casa na Rua Dr. Honório de Abreu, bairro Marciano Brandão e morreu ao dar entrada ao Pronto Socorro Municipal.

21/09 – Lucimara Oliveira Felix, 26 anos, mata o ex-companheiro Aldison Ricardo Pereira, 28 anos com uma facada no lado esquerdo do pescoço. Os dois eram lavradores. O crime aconteceu na Rua Antônio José da Cunha, 731.

24/09 – O corpo de Ilário Henrique da Silva, 25 anos, foi encontrado com 25 facadas – cinco no pescoço e as outras vinte no tórax e abdômen – pela Polícia Militar no local denominado ‘represinha’, localizado próximo ao Bairro Enéias Aguiar.