13/09/2014

Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação está sendo organizada

Temas ligados à ciência e à tecnologia estão presentes no dia-a-dia das pessoas, mas nem todos percebem. Popularizar a ciência é mostrar ao cidadão que esses assuntos são próximos e interessantes, para que ele possa se apropriar e aplicá-los em benefício próprio e de sua comunidade.

A popularização da ciência vai além da difusão do conhecimento e envolve também fazer com que as pessoas desenvolvam capacidade no campo da inovação científica, já que ela é elemento essencial no desenvolvimento social e econômico do país e do nosso município.

Pensando nisso, o Governo Municipal e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTM) – Campus Patrocínio – com o apoio de várias instituições parceiras, como UAITEC, ADP, SEBRAE, que já formalizaram seus apoios, estão organizando a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de Patrocínio, que acontece entre os dias 13 e 22 de outubro.

O evento – que integra a programação nacional – pretende mostrar a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do município. Para do Governo Municipal esse evento é mais um desdobramento das ações do Mapa da Mina e as várias atividades que serão desenvolvidas ao longo dos cinco dias buscam envolver a comunidade para que ela conheça e debata assuntos que extrapolam os muros da academia. Outros parceiros estão sendo mobilizados e poderão compor a comissão organizadora.

Lançamento

Para apresentar o conteúdo e programação da Semana, os organizadores farão o lançamento oficial para a comunidade no dia 29 de setembro (segunda-feira), no auditório do IFTM, a partir das 19h.

As inscrições terão início no dia 29 de outubro, através do site www.iftm.edu.br. Visite o site e confira uma prévia da programação.

Semana Nacional

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi instituída em 2004, por decreto presidencial, para mobilizar, principalmente os jovens e em especial as crianças, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. O evento pretende mostrar a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Ela possibilita ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

(ASSIM/PMP)