13/08/2014

Seminário do Café abordará temas de grande interesse

Entre os dias 20 e 22 de agosto, em Patrocínio/MG, a Acarpa realizará o Seminário do Café de 2014. Todas as palestras serão gratuitas e com temas de grande interesse dos cafeicultores.

Na quinta-feira, dia 21 de agosto, Dr. Flávio Lemes Fernandes da Universidade Federal de Viçosa – Campos Rio Paranaíba falará sobre o manejo da broca do café, uma doença que afeta os cafezais causando prejuízo na qualidade dos grãos e, consequentemente, perda da produção.

O mercado, cenários e oportunidades será discutido por Albert Scalla, vice-presidente da FCStone, um conceituado grupo de gerenciamento de risco e execução de serviços financeiros em commodities, moedas e títulos internacionais, com 39 escritórios ao redor do mundo.

A legislação ambiental e seus principais impactos à cafeicultura será tratado pelo gestor de recurso hídricos Fernando Faria. Este profissional conhece muito bem as necessidades da cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro e pontuará itens relevantes sobre gestão de água, CAR, legislação mineira, entre outros tópicos. Fernando também é o técnico responsável pelas ações ambientais da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.

O PHD em biologia pela Universidade de Illinois/USA, Alemar Braga Rena, renomado pesquisador brasileiro apresentará um estudo sobre os efeitos da seca nos cafezais. A fisiologia do cafeeiro e a hostilidade do meio ambiente em 2014 e as perspectivas para 2015 é o tema da palestra do engenheiro agrônomo, especialista em fisiologia e nutrição de plantas.

Haverá ainda atividades de promoção da marca Região do Cerrado Mineiro, Encontro de Mulheres do Café, painel sobre Fair Trade com lançamento oficial do site da Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado.

A programação completa do evento está disponível no site www.seminariodocafe.com.br. A inscrição antecipada também é feita através do site.