14/03/2011

SEP/Santo André deve cair na chave de URT e Nacional/Nova Serrana na fase semi-final do Módulo II

Faltando ainda duas rodadas (seis pontos a disputar) para o término da primeira fase do Módulo II do Campeonato Mineiro, a tabela de classificação já começa a delinear os possíveis confrontos da segunda fase, esta sim decisiva e classificatória ao pelotão de elite do futebol mineiro no ano que vem.

O regulamento da FMF reza que os quatro melhores times das chaves ‘A’ e ‘B’ vão se misturar em duas chaves distintas,‘C’ e ‘D’, para a disputa da segunda fase. Apenas o primeiro classificado de cada chave terá presença garantida na Primeira Divisão em 2012.

Analisando a ‘tábua’ de classificação, se (e somente ‘se’) a primeira fase do campeonato terminasse hoje estariam compondo a chave ‘C’ as equipes do Uberlândia, Mamoré, Formiga e Tricordiano. A chave ‘D’ seria formada por Nacional/Nova Serrana, Tombense, SEP/Santo André e URT.

Para fase semi-final a regra é clara, as associações disputarão jogos em turno e returno, ida e volta, dentro da mesma chave. Se duas ou mais associações estiverem empatadas na soma dos pontos ganhos, os critérios de desempate são os seguintes:

a) – maior número de vitórias;
b) – maior saldo de gols;
c) – maior número de gols conquistados;
d) – caso somente 02 (duas) associações continuarem empatadas em uma das colocações, o desempate será a favor da associação que somar o maior número de pontos ganhos no confronto direto;
e) – menor número de cartões vermelhos;
f) – menor de número de cartões amarelos;
g) – jogo extra, cujo mando de campo será definido por sorteio na sede da FMF.