22/09/2009

Sindicato Rural e Senar realizam importante treinamento

O Sindicato Rural de Patrocínio e SENAR Minas realizaram entre os dias 09 a 11 de setembro, mais um importante curso de aperfeiçoamento de mão-de-obra. O evento ocorreu na Fazenda Jatobá (região de Dourados) no município de Patrocínio, do cafeicultor Paulo Motta, foram 12 alunos, e que além da Jatobá participaram funcionários das fazendas Daterra, Gavião e Serra Negra. A informação é de João Figueiredo Neto, Superintendente do Sindicato Rural.

O treinamento, denominado Trabalhador na Aplicação de Agrotóxicos com Equipamento Tratorizado, foi conduzido pelo instrutor Vanderlei José Rodrigues, técnico agrícola, da cidade de São Gotardo/MG, que já atua há oito anos pelo SENAR. Só para Patrocínio neste ano, já foram 13 eventos liderados por ele.

O conhecimento transmitido será utilizado nas lavouras de café e lavoura branca. Atende às exigências da norma reguladora ( NR 31) do Ministério do Trabalho e Emprego, que cobra do empresários rurais o uso correto de equipamentos de proteção individual ( EPI’s) pelo seus trabalhadores. Atualmente é proibido a qualquer funcionário o manejo de agrotóxicos sem que o mesmo tenha recebido treinamento do SENAR. Segundo o instrutor Vanderlei, existem muitos casos de trabalhadores intoxicados nas atividades agrícolas devido à incorreta utilização de defensivos agrícola.

Os cursos realizados pelo Sindicato Rural e SENAR são inteiramente gratuitos, tanto para os alunos quanto para os produtores. Para os interessados em capacitar seus funcionários ou os trabalhadores em receber o ensino, poderão procurar o Sindicato Rural de Patrocínio, no Parque de Exposições Brumado dos Pavões, em horário comercial, ou ligar no telefone 34-3831-3445 ou diretamente com o mobilizador Ronan Correia do Silio, pelo celular 34-8407-2090.