28/08/2009

Sobe para 4 o número de casos suspeitos de Gripe Suína no município. Número de monitorados passa de 57 para 92

O Comitê Municipal de Acompanhamento (ou será Enfrentamento) da Influenza A divulgou novo boletim oficial na noite desta sexta-feira (28). Segundo o documento emitido pela Vigilância de Saúde do município, subiram de 57 para 92 os casos monitorados da doença no município.

Entende-se como ‘Casos monitorados’ aqueles em que os pacientes apresentaram sintomas gripais, são atendidos nos Serviços de Saúde do município, as fichas de triagem são preenchidas e a Vigilância Epidemiológica cientificada.

Nestes casos, não foram coletadas as amostras para exames por não terem o vínculo epidemiológico, ou seja, estes pacientes não estiveram em área considerada afetada.

O boletim apresenta também um novo dado.

O número de casos suspeitos com a Gripe Suína passou de 3 para 4 pacientes. Entende-se como ‘casos suspeitos’ aqueles cujos pacientes apresentaram sintomas de gripe, estiveram em área afetada da doença, ou seja, cidades que já tinha confirmado casos, ou apresentaram sintomas graves. Nestes casos foram coletados os exames para identificação do vírus da Influenza A (H1N1).

Segundo o Boletim, os casos suspeitos da H1N1 em Patrocínio são os seguintes:

1 – paciente, 08 anos, sexo feminino, portadora de pneumopatias crônicas, atendida na rede particular no dia 07/08/2009, não necessitou de internação hospitalar, mantida em isolamento em domicílio; evoluiu para cura; coletado material para exames SWAB naso-oro-faringeo dia 07/08/2009; aguarda resultado;

2 – paciente, 02 anos, sexo feminino, portadora de cardiopatia; atendida na rede pública de saúde dia 14/08/2009, encaminhada para internação hospitalar – Hospital Santa Casa; mantida sob monitoramento e administrado o medicamento Aceltamivir; mantido o isolamento; evoluiu para cura e alta no dia 20/08/2009 sob orientações; coletado material para exames Aspirado Nasofaringeo dia 15/08/2009; aguarda resultado;

3 – paciente, 33 anos, sexo masculino, história de contato em área afetada; atendido em rede particular de saúde; mantido isolamento domiciliar; evoluiu para cura; coletado material para exames Aspirado Nasofaringeo no dia 15/08/2009; aguarda resultado;

4 – paciente, 30 anos, sexo feminino, portadora de bronquite crônica, sem história de viagem; encaminhada para internação na UTI da Santa Casa no dia 27/08/09 sob isolamento; início dos sintomas dia 26/08/09; administrado medicamento Aceltamivir (Tamiflu); coletado material para exames dia 27/08/09; paciente encontra-se consciente em monitoramento, com leve dificuldade respiratória; aguarda resultado e evolução.

O Comitê Municipal de Acompanhamento da Influenza A recomenda e reforça a necessidade da participação de cada pessoa no sentido de exercer o seu papel de cidadão, adotando as medidas individuais para prevenção da gripe. A conscientização e participação de todos são essenciais para evitar a disseminação da doença.