22/05/2014

Telemonitoramento da UTI Neonatal já está funcionando

Visando reduzir os índices de mortalidade de neonatos, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) criaram a Central de Telemonitoramento de Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.

A Central tem como objetivo de interligar as UTIs Neonatais, permitindo um maior controle dos casos atendidos, através de capacitação sob forma de treinamento em serviço e qualificação da assistência. A interação entre os profissionais com maior expertise na área e os profissionais das UTIs Neonatais acontece através de teleconsultoria e webconferência.

A Santa Casa de Patrocínio é atendida pelo projeto desde 07 de maio, onde é realizado o telemonitoramento por sistema de teleconsultoria (online e off-line). Médicos, enfermeiros e equipe multidisciplinar com experiência em neonatologia têm acesso à teleconsultoria 12 horas diariamente. Há ainda suporte à condutas clínicas nas áreas de: Cardiologia, Pneumologia, Oncologia, Infectologia, Gastroenterologia, entre outras.

O projeto mostra a capacidade de expansão do conhecimento, promovendo melhorias para a saúde de toda a comunidade.