14/10/2010

UNICERP – Centro Universitário do Cerrado – Patrocínio recebe Selo IES Socialmente Responsável

Por Silvana R. de Souza Queiroz

O Centro Universitário do Cerrado – Patrocínio – UNICERP – acaba de ser agraciado pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior com o Selo IES Socialmente Responsável. Este Selo, com validade de um ano, certifica que o UNICERP é uma instituição comprometida com a educação e com a responsabilidade social, pela adesão ao Dia da Responsabilidade Social.

Este ano o Dia foi celebrado em 25 de setembro, na praça Santa Luzia, ocasião em que todos os cursos do UNICERP prestaram, à população em geral, vários serviços, compartilhando com a sociedade os benefícios dos conhecimentos técnico-científicos produzidos no meio acadêmico.

Foram oferecidas atividades tais como: confecção de carteiras de trabalho, consultas ao DETRAN ou outros órgãos de prestação de serviços à população, aferição de pressão arterial, identificação de indivíduos com sobrepeso/obesidade na população de Patrocínio/MG, alertando-os quanto às complicações da doença e orientando uma alimentação adequada por meio da pirâmide dos alimentos; caminhada, serviço de manutenção de próteses auditivas, triagem em indivíduos portadores de perdas auditivas para testes de aparelhos no UNICERP; apresentar à população a fisioterapia dermato-funcional, através de demonstrações de alguns recursos de estética com o propósito de gerar beleza, bem estar, qualidade de vida e saúde; apresentação das principais pragas e doenças de plantas de interesse agrícola, seguida de orientações aos produtores, exposição das cadeias de café e leite de Minas Gerais e Patrocínio; orientações sobre ações de preservação do Meio Ambiente; exposição e orientações sobre diversos temas do Direito e da Administração, de interesse da população; oficinas pedagógicas, atividades lúdicas, dentre outras.

Cerca de 1800 pessoas foram atendidas e, para a organização e realização do evento, foram envolvidos vários alunos, professores, coordenadores, corpo técnico e administrativo do UNICERP e FUNCECP.

Como coordenadora de Pesquisa/Extensão e Assuntos Comunitários, quero agradecer a todos e parabenizar a reitoria, direção, alunos, professores e coordenadores e demais colaboradores, pelo trabalho eficiente e comprometido com a responsabilidade social.

É com muita satisfação que, mais uma vez, recebemos da Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) o Selo de Instituição Socialmente Responsável. Receber este selo significa para todos do UNICERP e da FUNCECP que somos uma instituição que cumpre o seu papel diante da sociedade, que estamos comprometidos com a educação e com a sociedade.

É também o reconhecimento de um trabalho sério e comprometido com a qualidade de ensino, com a formação não só acadêmica de nossos alunos, mas, sobretudo com uma formação cidadã ampla e responsável, ou seja, uma
formação que leva os alunos a perceberem que aprender é também compartilhar, com aqueles que não tiveram acesso ao saber formal, o conhecimento adquirido na universidade. É um momento em que todos as ações ligadas ao ensino, pesquisa e extensão são levadas à comunidade pela mãos de todos os que compõem a instituição .

Patrocínio, hoje, pode orgulhar-se desta instituição que há 36 anos contribui com o desenvolvimento e com a educação da população, não só desta cidade, mas de toda a região.

O UNICERP cumpre, assim, o papel para o qual foi criada: corresponder e atender às expectativas e necessidades da comunidade.Para isso, tem como parte de sua missão e de sua política de desenvolvimento, a preocupação com o ensino de qualidade, com a oferta de cursos que atendam à demanda da comunidade local e regional e com iniciativas de promoção à pesquisa e à extensão, além de ser uma instituição socialmente responsável.