28/05/2010

UNICERP lança revista sobre Saúde e Meio Ambiente

Ocorreu, em 25 de maio de 2010, a cerimônia de lançamento oficial da Revista UNICERP Saúde e Meio Ambiente. O evento foi realizado nas dependências do Centro Universitário do Cerrado – Patrocínio e contou com a participação da comunidade acadêmica e de autoridades vinculadas às áreas da Saúde e Meio Ambiente.

A coordenadora de Pesquisa/Extensão e Assuntos Comunitários do UNICERP e editora responsável pela revista, Profa. Silvana Rodrigues de Souza Queiroz, deu início ao evento agradecendo a presença dos convidados, a participação de todos que contribuíram para a realização do primeiro volume da revista UNICERP Saúde e Meio Ambiente e parabenizou os autores pelos seus trabalhos.

A coordenadora salientou que “a revista representa uma iniciativa fundamental para a motivação da comunidade acadêmica na produção e divulgação do conhecimento científico”. Ressaltou também que, neste primeiro número, os artigos publicados estão circunscritos, em sua maioria, às áreas da Agronomia, Ciências Biológicas e Fisioterapia e são originários de parcerias entre professores e alunos do UNICERP, que contribuíram com pesquisas regionalizadas, voltadas para ações de promoção da saúde e meio ambiente, o que evidencia o compromisso da instituição com a pesquisa e com e extensão universitária.

O presidente da FUNCECP, mantenedora do UNICERP, Joaquim Teobaldo, também ressaltou a importância dos trabalhos desenvolvidos pela instituição para toda comunidade, e que através de uma coordenação participativa e efetiva, estes trabalhos podem ser reunidos e mais, podendo ser usados no dia a dia contribuindo para o desenvolvimento de todos.

“O UNICERP tem evoluído e avançado constantemente e contribuindo para o desenvolvimento de toda comunidade. E isso leva o nome do UNICERP para além das fronteiras, tornando-se referência em toda região e também no estado, graças à capacidade do corpo docente que não pára. Prova disso está no grande número de professores se tornando mestres e doutores,” ressalta Teobaldo.

O UNICERP, por ser um Centro Universitário, não tem a obrigatoriedade de pesquisa, mas nem por isso deixa de contribuir enfatiza a Reitora, Iêda Pereira de Magalhães Martins.

“Esta revista é a prova maior de que o UNICERP é comprometido com a sociedade, pois não temos a obrigação da pesquisa, mas fazemos questão em realizá-la. Não por obrigação, mas pelo gosto do conhecimento. E esta é a primeira edição de outras que faremos. E tudo isso, conseguimos pelo empenho e dedicação do nosso corpo docente,” completa Iêda.

O engenheiro e Secretário Municipal do Meio Ambiente, Alberto Daura, que esteve no evento representando o Prefeito, Lucas Siqueira, salientou a importância da pesquisa em meio ambiente para o município e todo mundo.

“Com a notícia dada pelo governador de Minas esta semana, da certeza da instalação do complexo da Fosfértil em Patrocínio, essa revista tem um peso ainda maior para todos nós,” declara Daura.

Ao final da cerimônia todos os autores foram presenteados com um exemplar da revista. Quem se interessar em adquirir a revista poderá entrar em contato com a Coordenação de Pesquisa e Extensão, no Campus do UNICERP, bloco I, ou pelo telefone 3839 3721,e-mail pesquisa@unicerp.edu.br