29/08/2014

Unicerp terá Núcleo de Computação, Automação e Robótica

O Centro Universitário do Cerrado Patrocínio está implantando o Núcleo de Computação, Automação e Robótica, um centro de pesquisa e extensão. O programa é vinculado ao curso de Sistemas de Informação e tem o objetivo de incluir a ciência e a tecnologia como experimentação prática na vida acadêmica do aluno.

O núcleo pretende possibilitar ao universitário conhecimento e domínio da tecnologia, além de desenvolvê-la e aperfeiçoá-la.

O coordenador do curso de Sistemas de Informação do Unicerp conta que a implantação do núcleo é imprescindível à comunidade acadêmica. “A robótica e o avanço da tecnologia tem auxiliado no desenvolvimento humano, possibilitando a todas as áreas acadêmicas um diferencial em relação a pesquisas e qualidade de vida. Com base neste desenvolvimento é que o Unicerp está desenvolvendo seu polo tecnológico e abrindo um novo mercado aos discentes de Patrocínio e região”, avalia Paulo Caixeta.

O Núcleo de Robótica do Unicerp também será acessível aos alunos do Ensino Médio. Os estudantes que estão cursando o 2º e o 3º anos, e que têm notas com boas médias poderão se inscrever em um curso que possibilitará um contato mais profundo com a computação, permitindo o aprendizado de forma prática e divertida sobre os fundamentos da computação, da eletrônica e da robótica, auxiliando-os no preparo para as carreiras relacionadas à área tecnológica.

As inscrições para o curso de Introdução à Robótica do Unicerp estão abertas e podem ser feitas até o dia 1º de setembro. O início está agendado para o dia 04. As aulas ocorrerão às segundas e quintas-feiras, das 17h20 às 19h. O curso terá quase 50 horas e terminará em dezembro de 2014.

De acordo com a organização, o curso será desenvolvido baseado numa plataforma de prototipagem eletrônica bastante conhecida, chamada de Arduíno, semelhante à placa de um computador. Essa placa permite ao usuário interligar componentes eletrônicos como sensores, motores, lâmpadas e aparelhos, gerando controle e programação desses componentes, aplicando o que se chama de automação tecnológica, tornando a tecnologia ainda mais útil ao nosso dia-a-dia.

“A experimentação prática vivida pelo aluno resulta na construção efetiva de seu conhecimento. Isso é essencial para as escolas e universidades que pretendem formar não simplesmente um aluno, mas um cidadão, técnica e profissionalmente capaz. Esse é o compromisso que o Centro Universitário do Cerrado tem com nossa região”, finaliza Emerson Esteves, coordenador do projeto.

As inscrições poderão ser feitas no site do curso de Sistemas de Informação, www.sistemas.unicerp.edu.br. Mais informações através do e-mail sistemasinfo@unicerp.edu.br ou pelo telefone (34) 3839-3737 ou 0800-942-3737, ligação gratuita.