23/04/2011

Vacinação contra a gripe começa segunda (25); Expectativa é atingir mais de 3 milhões de pessoas

Começa nesta segunda-feira (25.abr) a vacinação contra a gripe sazonal. Trata-se de uma vacina trivalente, que protege contra três vírus diferentes, incluindo gripe sazonal e H1N1.

Em todo o estado, serão imunizados idosos, gestantes, crianças com idade entre seis meses e 2 anos, trabalhadores da área de saúde e indígenas que vivem em aldeias.

Até o dia 13 de maio, data prevista para o encerramento da campanha, devem ser vacinadas mais de 3 milhões de pessoas.

Com o slogan “Aprenda com os mais velhos. Vacine-se contra a influenza”, a campanha envolverá cerca de 13 mil profissionais de saúde.

Haverá ainda 5.500 postos fixos e volantes, além de 1.525 veículos. Foram investidos R$ 2.672.705,60, sendo R$ 797.731,35 provenientes do tesouro estadual.

A vacina é contra-indicada somente para pessoas que têm alergia grave a ovo de galinha e seus derivados, bem como para aquelas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores.

Pessoas que estiverem com doenças agudas febris moderadas ou graves devem adiar a vacinação até o desaparecimento dos sintomas.

Doença

Os sintomas da gripe sazonal e da H1N1 costumam ser parecidos: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações e coriza. Elas, no entanto, são causadas por diferentes subtipos do vírus Influenza.

A Influenza ou Gripe A (H1N1) é uma doença respiratória aguda e altamente contagiosa causada por um novo subtipo do vírus Influenza que teve origem na recombinação genética do vírus de origem suína, humana e provavelmente aviária.

Em 2009, quando surgiram os primeiros casos a doença, houve 2.929 notificações, com 204 óbitos. Em 2010, foram registrados 11 casos e 3 óbitos. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, até o momento, nenhum caso da doença foi registrado em Minas este ano.

Com informações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais