11/08/2014

Vereadores decidem apoios eleitorais para eleições deste ano

Na avaliação dos analistas políticos, a partir desta segunda quinzena de agosto a ‘chapa’ das eleições vai realmente começar a esquentar.

Esta afirmativa, porém, anda dividindo opiniões e já virou tema recorrente de debates e discussões internas sempre que alguma reunião política acontece.

Afinal, as pesquisas eleitorais realizadas até o momento no país detectaram um fenômeno crescente: o descrédito e o baixo interesse da população com a política e – claro! – com os políticos.

Neste diapasão, um personagem do universo político tem crescido em importância e recebido especial atenção dos potenciais candidatos: o cabo eleitoral. É ele (ou ela) que mantem aquele contato direto – face a face e olho no olho -, com o ‘produto final’, que é o eleitor.

E quando esse cabo eleitoral é detentor de cargo eletivo – ou melhor traduzindo, pode não ter sido eleito mas comprovadamente tem voto! -, sua importância é ainda muito maior.

Na Egrégia e Augusta Casa de Leis rangeliana – onde militam diuturnamente detentores de cerca de 16 mil votos recebidos nas eleições de 2012 -, quase tudo já está desenhado em termos de apoiamento político para o pleito deste ano.

Com Deiró e Silas

Na última semana, depois que o deputado estadual Deiró Marra celebrou uma dobradinha política com Silas Brasileiro, que disputará este ano sua 6ª eleição consecutiva a deputado federal, os vereadores Thiago Malagoli (PR), Bebé (PP) e Joel de Carvalho (PP) optaram por apoiar a união.

Se a adesão de Malagolli e Bebé à dobradinha SB & DM foi tranquila, o mesmo não se pode dizer de Joel. Segundo fontes, o apoio da liderança de San Juan de la Sierra Negrita, adjacências e cercanias, só se efetivou como efetivamente efetivada depois de uma visita emblemática do reverendo presbiteriano Roberto Brasileiro.

Ala feminina apenas com Deiró

Já a vereadora Marcilene Jacinto (PHS) e o presidente do seu partido, Deley Despachante, plotaram seus respectivos veículos com a imagem do evangelizador católico Eros Biondini (leia-se TV/Rádio Canção Nova). O adesivo de Deiró figura apenas (e timidamente) no pára-choque traseiro dos veículos.

A vereadora Neusa Mendes (PTC), que também faz parte do grupo de Deiró na Câmara, exibe o adesivo de Deiró em seus veículos, mas ainda não declarou qual candidato a deputado federal vai apoiar.

Greyce Elias (PRB), candidata a deputada federal pelo PRB ainda não divulgou com qual deputado estadual vai ‘dobrar’. Segundo fontes, pode ser Deiró, mas também pode não ser…