04/05/2011

Vereadores participam do 28º Congresso da AMM em Belo Horizonte

A Câmara Municipal de Patrocínio esteve representada na abertura oficialmente 28º Congresso Mineiro de Municípios, realizado na Expominas pela Associação Mineira de Municípios, nesta terça-feira (3).

Estiveram presentes os vereadores Aleir Donizete (Ptdob), José Roberto dos Santos- Salitre (PSDB), Cássio Remis Santos (PSDC), Cláudio Alcântara (PRB-10), Marta Elias (PMDB) e Marcilene Jacinto Queiroz (PHS). Alguns representantes da imprensa patrocinense estiveram presentes no evento e assistiram a palestra “Liberdade de imprensa: ética na comunicação, limites e responsabilidades da imprensa”, proferida pelo jornalista Caco Barcelos.

Além de participarem do evento, os vereadores patrocinenses aproveitam a oportunidade, para manter contatos com deputados estaduais e outras autoridades, buscando recursos e melhorias para o município. Todos eles parabenizaram a direção da AMM pela “organização do vento e o tema escolhido”, afirmam.

A abertura solene do evento que se encerra nesta quinta-feira (5), e que tem como tema principal “Comunicação Ferramenta de Gestão, foi feita pelo governador Antônio Augusto Anastásia, presidente da ALMG Diniz Pinheiro, o presidente da AMM José Milton de Carvalho demais autoridades mineiras e de outros estados da federação.

Na solenidade, o governador defendeu a reforma tributária, como caminho para uma melhor distribuição dos impostos e contribuições arrecadados entre municípios, estados e União. “Hoje a grande concentração de tributos está na esfera federal, como é sabido há algum tempo. Então é fundamental que tenhamos no Brasil uma reforma tributária que volte a dar prestígio à federação, ou seja, que estados e municípios recebam uma parcela maior do bolo tributário. Assim teremos melhores condições de implementarmos as políticas públicas que estão sob nossa responsabilidade de maneira ainda melhor”, disse o governador.

Na manhã desta quarta-feira (4) a deputada federal Manuela D’Ávila proferiu palestra “Como as novas tecnologias de informação podem agregar valor às políticas Públicas?”. À tarde o jornalista Carlos Sardenberg analisa “Os desafios econômicos do Brasil, de Minas Gerais e o impacto nos Municípios na aplicação das políticas públicas”.

Hoje acontece a posse da nova diretoria da Associação Mineira de Municípios para o próximo biênio, assumindo como novo presidente da entidade o prefeito de São Gonçalo do Pará, Ângelo Roncalli.

Para essa quinta-feira (5) o tema principal a ser abordado pelos palestrantes Paulo Vasconcelos, Rui Rodrigues e Marcos Coimbra é –“Marketing Político: gestão da comunicação- do governo às eleições.” Durante todo o evento foram programadas 19 palestras técnicas e oferecidos aos participantes nove cursos de capacitação pelo Centro de Qualificação para a Gestão Pública. “Gestão municipal eficiente é sinônimo de profissionais cada vez mais capacitados”, salienta a coordenação do Centro de Gestão da entidade que representa os municípios mineiros.

Luiz Cabral/Assessoria/CMP