03/07/2014

Zona Azul | Empresa pede mais prazo para implantação do rotativo

A Expark Xavante – empresa responsável pelo gerenciamento do sistema de estacionamento rotativo em Patrocínio – pediu um prazo para a implantação da área azul.

Em entrevista com a imprensa local, o engenheiro civil responsável da empresa, Sérgio Diniz, explicou os motivos pelos quais solicitou a ampliação do prazo – a que tem prerrogativa em contrato.

Sérgio disse que no que depende da empresa, tudo está dentro do cronograma. “As vagas estão todas demarcadas, as sinalizações verticais e ainda na próxima semana se iniciarão as instalações das placas e totens (paquímetros). O que prejudicou a implantação do novo sistema foi a retenção de nossos equipamentos eletrônicos na alfândega, devido às prioridades surgidas nesta época da Copa do Mundo”.

De acordo com Sérgio, a parte física está praticamente concluída, faltando a instalação do sistema eletrônico para dar início definitivamente a operacionalização da área azul. Contudo, o engenheiro prevê que até setembro o rotativo esteja em funcionamento, lembrando que nos primeiros dias serão realizadas intervenções educativas junto aos usuários.

O Secretário Municipal de Trânsito, João Cláudio Vasconcelos lembrou que o objetivo da implantação do rotativo é possibilitar o rodízio das vagas nos locais de maior circulação, como por exemplo próximo aos bancos, escolas, hospitais e comércio. “Temos o apoio dos comerciantes que vêem no novo sistema a possibilidade de aumentar a clientela, visto que as vagas não serão ocupadas pela mesma pessoa o dia inteiro”.

Carga e Descarga

Ainda de acordo com João, por decreto do prefeito Dr. Lucas Campos de Siqueira, os veículos regularmente cadastrados e identificados – com placas da categoria aluguel – não precisarão pagar a tarifa nos locais reservados para Carga e Descarga. Entretanto, o secretário faz um alerta aos trabalhadores que fazem transportes de mercadorias, “que procurem regularizar o emplacamento de seus veículos, sob pena de serem autuados caso estacionados em local para carga e descarga”.

(ASSIM/PMP)